Expressões e siglas que representam conceitos importantes na área da qualidade
Ação Corretiva: Atitude tomada para corrigir não conformidades identificadas e evitar que ocorram novamente.
Ação Preventiva: Atitude tomada para prevenir a ocorrência de possíveis não conformidades.
Auditor: Profissional responsável pela execução da auditoria. Um auditor deve avaliar fatos e evidências objetivas, passíveis de verificação e comprovação.
Auditoria da Qualidade: Exame sistemático e independente para verificar os planos da qualidade da empresa e a sua implementação. É importante observar que uma auditoria da qualidade não tem caráter punitivo e pode, inclusive, na maioria das vezes, gerar novas oportunidades de melhoria.
Benchmarking: Comparação das práticas, processos e produtos da empresa com os dos líderes, inclusive de setores diferentes.
Brainstorming: Técnica para reunir rapidamente idéias provenientes de membros de uma equipe sobre um tópico particular. Uma das características principais de um brainstorming eficaz diz respeito ao fato de todos serem encorajados a falar, sem qualquer tipo de análise, discussão ou crítica para que as idéias venham à superfície.
Calibração: Conjunto de operações que estabelecem a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição. Ajusta a exatidão do aparelho, medida pelo seu erro, reduzindo-o a valores aceitáveis.
Certificação: Garantia de que a empresa, o processo e o produto têm um nível aceitável de qualidade.
Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act -- planeje-faça-verifique-aja): O PDCA é a descrição da forma como as mudanças devem ser efetuadas numa organização da qualidade. Não inclui apenas os passos do planejamento e implementação de uma mudança, mas também a verificação se as alterações produziram a melhoria desejada ou esperada, agindo de forma a ajustar, corrigir ou efetuar uma melhoria adicional com base no passo de verificação.
Cliente Final: São os consumidores do produto/serviço de uma empresa.
Clientes Intermediários: São os distribuidores do produto fabricado por uma empresa.
Clientes Internos: É a equipe de funcionários ou colaboradores de uma empresa.
CEP - Controle Estatístico do Processo: Analisa os desvios ocorridos no processo durante a fabricação através de técnicas estatísticas, como as distribuições de freqüência, amostragem, análise de regressão, etc.
Custos da Não Qualidade: São os custos não visíveis e dificilmente quantificáveis como perdas com a parada de máquinas, atrasos, quebras de estoques, defeitos, horas extras e outras ineficiências.
Foco no Cliente: Princípio segundo o qual as decisões devem ser feitas com base no efeito que essas decisões têm nos clientes de uma organização.
Equipe de Melhoria da Qualidade: Grupo de pessoas que se reúne para lidar com um problema específico. A equipe identifica e analisa processos de trabalho relevantes, desenvolve soluções, faz recomendações para a sua implementação e controla, na maioria das vezes, a mudança, revendo os resultados que daí emerge. Estas equipes são por vezes referidas por outros nomes tais como "equipe de ação de processo" ou "equipe de melhoria de processo".