Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

SIXFP SERVIÇOS EMPRESARIAIS LTDA



Total de visitas: 5255
FERRAMENTA CLASSICAS QUALIDADE

Ferramentas Clássicas da Qualidade: Inclui técnicas usadas para diagnosticar a atividade da empresa, como os fluxogramas, diagramas de Pareto ou de Ishikawa, histogramas, cartas de controle e registros e análises de dados.

ISO: International Organization for Standardization (Organização Internacional para a Normalização).

ISO 9000: Conjunto de normas que visa padronizar e melhorar a qualidade das empresas no mundo inteiro. As normas da série ISO 9000 são as seguintes:

·               ISO 9000: Diretrizes para seleção e uso.

·               ISO 9001: Modelo para garantir a qualidade do projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados. As antigas normas ISO 9002 e ISO 9003 foram excluídas, ficando apenas a ISO 9001 em seu lugar.

·               ISO 9004: Gestão da Qualidade de elementos do Sistema da Qualidade.

Just-in-Time: Procura produzir apenas o necessário quando necessário, eliminando os estoques. Exige simplificação de processos, grande flexibilidade e uma relação duradoura com os fornecedores.

Kaisen: Denominação japonesa para o processo de contínuo melhoramento dos níveis da qualidade através do isolamento das causas. O objetivo é atingir "zero defeito”.

Manual da Qualidade: Documento que registra a política da qualidade, sistemas e práticas de uma organização.

Melhoria Contínua: Princípio que rege que a melhoria num produto, serviço ou processo é contínua e que deve ser sistematicamente procurada. A melhoria contínua não é somente limitada às mudanças incrementais, mas inclui igualmente alterações radicais e inovadoras.

Nível Aceitável da Qualidade: Número mínimo de partes que devem respeitar o padrão da qualidade, normalmente expresso em percentagem.

Padronização: Ações seguindo um modelo/padrão planejado a fim de prevenir erros e eliminar o retrabalho.

Qualidade: São numerosas as definições, todas elas geralmente baseadas na idéia que é o binômio cliente/utilizador que determina a qualidade e não a dupla produtor/fornecedor.

Satisfação do Cliente: 1) Princípio segundo o qual as decisões devem ser feitas de forma a aumentar a satisfação dos clientes; e 2) Objetivo-chave de uma organização que pratica a gestão da qualidade.

www.vanzolini.org.br/areas/certificacao/construquali/ht/info/fr_glossario.html

(Acesso em 18/10/2010)