Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

SIXFP SERVIÇOS EMPRESARIAIS LTDA



Total de visitas: 5238
ROTEIRO DE TREINAMENTO

Roteiro de dois dias de treinamento

 A - Atividades no 1º dia – Instalações do Hotel

1a - Apresentação

Apresentação do roteiro dos dois dias de treinamento para os treinandos e esclarecimento de dúvidas.

Na sala de reunião do hotel, os sócios receberão um "Kit de Sobrevivência" no qual conterá uma garrafa térmica para água, uma bandeira com o emblema da empresa e uma camiseta também com o emblema da empresa. Cada kit estará identificado com o nome de cada sócio, e cada um se levantará e se dirigirá até os kits e pegarão o primeiro ao seu alcance, olharão o nome da pessoa e entregarão para ela, com isso será criado um clima agradável de descontração e de integração logo no começo do treinamento.

2a - Café da manhã

Café da manhã preparado para 06 pessoas.

·               Cardápio: Café, leite, chocolate, chá, suco de laranja, pães diversos, croissant, pão de queijo, bolos e tortas, frios, patês, geléias, manteiga e requeijão e frutas.

3a - Palestra – “palavra sócia diretora financeira”

Nesta palestra será apresentado o resultado da empresa, uma visão global dos negócios da empresa, como se situa no mercado nacional e, quais são os fatores de ameaça e de novas oportunidades que cercam a empresa. Num segundo momento será falado dos problemas detectados na organização, para realização do treinamento.

4a - Dinâmica - “Se eu fosse você”

·               Resumo: As pessoas encenam como acham que seus parceiros se comportariam numa certa situação.

·               Objetivos: Auto percepção, Feedback, Comunicação não verbal, Formação de equipes, assertividade.

·               Materiais: Nenhum, tempo de 30 minutos.

Formar pares com os participantes e pedir para que os membros de cada par se intitulem “A” e “B”. Sendo “B” deverá encenar como “A” agiria numa certa situação (exemplos abaixo). Depois terão 10 minutos para discutir, “B” receberá orientações de “A” sobre como “A” realmente agiria e então modificará seus atos de acordo. Depois os papéis serão invertidos.

Após a dinâmica será feita uma discussão da experiência entre os pares, e depois com o grupo inteiro, concentrando-os nas lições pertinentes.

·               Variação: As situações poderão ser obtidas do grupo através de brainstorming.

·               Situações para discussão: Como reagir ao receber telefones insistentes por engano; como entrar atrasado numa reunião social ou de trabalho; como reagir à possibilidade de uma visita indesejada de sogros, cunhados, etc. num feriado prolongado; como devolver mercadorias à loja e exigir reembolso; como dar más notícias aos amigos; como se comportar durante uma discussão com alguém de quem gosta muito.

Essa dinâmica despertará no profissional a idéia de que muitas vezes é importante entender e ter empatia com as pessoas.

5a - Reflexão e discussão sobre dinâmica

Verificar o comportamento próprio e do outro.

6a - Almoço

7a - Descanso – tempo livre

Aproveitar o espaço do hotel e suas instalações.

8a - Atividade (fora do hotel) – Circuito Verticália

Nesta atividade do treinamento será usado o eco-turismo, que proporcionará o desenvolvimento através do contato com a natureza, envolvendo os temas de liderança, motivação, trabalho em equipe.

9a - Tempo livre

10a - Jantar

11a - Descanso / Tempo livre

12a - Festa – “Noite das estrelas”

Esta festa, que ocorrerá nas instalações do hotel, tem por finalidade e objetivo atingir os treinandos e chamar-lhes a atenção do quanto à empresa é importante, por isso o nome "Noite das Estrelas" que são eles.

B - Atividades no 2º dia – Instalações do Hotel

1b - Café da Manhã      

2b - Dinâmica - "Jogo da Jogada"

·               Resumo: Atividade em que aos participantes poderão optar entre a competição e a cooperação.

·               Objetivos: Formação de equipes, Tomada de decisões, Assertividade, Negociação.

·               Materiais: Folhas preparadas, Canetas, Fichas ou palitos (opcionais) para pessoas que tem dificuldades com números.

·               Tempo: 60 minutos.

·               Procedimento:

1. Formar equipes com os participantes, e pedir para que os membros de cada par se designem, respectivamente, “A” e “B”. Logo em seguida contar a seguinte história:

“Quero que vocês se imaginem como sendo pares de ladrões. Vocês foram presos por roubo, e postos em celas separadas. O policial vem falar com vocês e diz:

- Seu parceiro ainda não confessou, mas eu estou disposto a lhe fazer uma proposta. Se você confessar e me ajudar a condenar o seu parceiro, garanto que consigo uma sentença curta para você, no máximo uma semana. Neste caso, ele vai pegar cinco anos.

Você pergunta:

- O que acontece se ambos confessarmos?

O policial então explica que cada um irá pegar um ano de cadeia.

Então você pergunta:

- E se nenhum de nós confessarmos?

O policial responde:

- “Bem, para ser franco, nesse caso não tenho provas suficientes para condená-los por roubo, e vou ter que acusá-los apenas de arrombamento: um mês de prisão para cada um.”

Perguntar se todos entenderam e esclarecer as dúvidas se necessário.

Distribuir as folhas de pontuação e as fichas aos pares, dar tempo para lerem, e perguntar se têm quaisquer dúvidas. Não oferecer nenhuma orientação sobre as respostas que eles devem dar. Apenas esclarecer as alternativas. Conduzir ao longo de 20 rodadas, de modo que todos façam suas jogadas ao mesmo tempo, para minimizar a conversa entre os parceiros.

Quando tiverem terminado, discutir as estratégias adotadas. Exibir o diagrama de resultados. A discussão deve incluir:

1) O que era mais importante, o que cada indivíduo podia ganhar (ou deixar de perder) e o que o par podia ganhar ou perder?

2) Como os participantes se sentiram em relação aos respectivos parceiros e ao efeito dos atos dele em suas perdas?

3) Como cada um tentou adivinhar o que seu parceiro iria fazer?

4) Que situações da vida real envolvem essas questões?

Consideração: o elemento de conflito incorporado neste jogo sugere que ele seja seguido de uma atividade em que todos cooperem.

Durante a discussão e a reflexão sobre como passaram por isso no dia-a-dia na empresa, se espera que o profissional entenda a importância da comunicação no ambiente da empresa, a colaboração e trabalho em grupo, e mais, entender ainda que a supervisão/gerencia é responsável para que os itens acima funcionem com eficiência e eficácia.